John Smeaton: o pai da Engenharia Civil

John Smeaton
John Smeaton: o pai da Engenharia Civil

O primeiro título de Engenheiro foi usado pelo inglês John Smeaton (1724-1792), que teria se autointitulado Engenheiro Civil. Inicialmente esta designação serviu em muitos países para definir toda a engenharia que não se ocupava de serviços públicos ou do Estado; em outros países compreendia toda a engenharia com exceção da militar.

John foi também inventor, astrônomo e escritor em vários campos da mecânica. Filho de um advogado e procurador, começou dedicando-se às leis, por influência do pai, mas desistiu para estudar mecânica. Investigou o desempenho de rodas de água e de moinhos de vento através de modelos reduzidos.  Publicou seu primeiro Estudo pela Royal Society com 26 anos e aos 35 recebeu a comenda de ouro da sociedade. Na hidráulica sua principal publicação foi An experimental Inquiry concerning the Natural Powers of Water and Wind to turn Mills, and other machines, depending on a Circular Motion.

Farol de Eddystone
Farol de Eddystone.

Especialista em construções de portos e projetos de drenagens, seu principal projeto de engenharia foi o Eddystone Lighthouse, onde reinventou o cimento hidráulico (1750).

John Smeaton foi incumbido da tarefa de desenvolver um cimento que pudesse resistir à ação erosiva da água do mar. Empregando o uso de uma cinza vulcânica oriunda da Itália, conhecida como pozolana, Smeaton fabricou um cimento de excelente qualidade que veio a ser utilizado na construção do Farol de Eddystone, que durou mais de um século.

O cimento hidráulico é um material ou um ligante, que reage após ser combinado com a água, endurecendo aos poucos. Devido à natureza dos compostos formados nessas reações, elas se tornam insolúveis em água. Isso significa que o cimento endurecido irá manter a sua força e dureza, mesmo se imerso no líquido. Esta característica o torna ideal para a edificação de prédios em climas úmidos, para a construção de estruturas portuárias que estão em contato com a água do mar e em muitas outras aplicações.

John morreu em Austhorpe, Yorkshire, England, entrando para a história como o primeiro engenheiro a se auto-denominar Engenheiro Civil, por se opor aos engenheiros militares.

Farol de Eddystone
Farol de Eddystone

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *