Isso é mesmo engenharia?

Em meus estudos recentes em Ciência de dados, tive acesso a um depoimento muito importante e que casou muito bem com o momento em que vivo.


Assim, como o autor do livro “Getting Started with Data Science”, que também é engenheiro civil, me perguntei se trilhar o caminho da Ciência de Dados, é continuar inserido na engenharia. E eis o depoimento do Dr. Murtaza Haider, que me fez ficar ainda mais convicto dos próximos passos a se seguir:
“Anos atrás, como estudante de engenharia na Universidade de Toronto, fiquei preso à pergunta: o que é engenharia? Escrevi minha tese de mestrado sobre a previsão de preços de imóveis e minha tese de doutorado sobre a previsão de escolhas de construtoras relacionadas ao que constroem, quando constroem e onde constroem novas habitações. No departamento de engenharia civil, Outros trabalhavam no projeto de prédios, pontes, túneis e se preocupavam com a estabilidade dos taludes. Meu trabalho, e o de meu supervisor, não era a engenharia tradicional, comum, ordinária. Obviamente, outras pessoas me perguntaram repetidamente se minha pesquisa era de fato engenharia.


Quando compartilhei essas preocupações com meu orientador de doutorado, o professor Eric Miller, ele riu. O Dr. Miller passou a vida inteira pesquisando o uso do solo urbano e transporte e já havia obtido um doutorado no MIT. “Engenharia é o que os engenheiros fazem” , respondeu ele. Nos 17 anos seguintes, percebi a sabedoria de sua declaração. Você primeiro se torna um engenheiro obtendo um diploma e, em seguida, registrando-se no órgão profissional local que regulamenta a profissão de engenheiro. Agora você é um engenheiro. Você pode cavar túneis; escrever códigos de software; componentes de design de um iPhone ou um jato supersônico. Você é um engenheiro. E quando você lidera a resposta global a uma crise financeira em seu papel de economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), como fez o Dr. Raghuram Rajan, você é um engenheiro.


O professor Raghuram Rajan formou-se em engenharia elétrica pelo Indian Institute of Technology. Ele estudou economia em estudos de pós-graduação, mais tarde se tornou professor em uma universidade de prestígio e, eventualmente, desembarcou no FMI. Ele está atualmente servindo como o 23º Governor do Reserve Bank of India. Alguém poderia argumentar que sua proeza intelectual está enraizada apenas em sua formação como economista e que os fundamentos que aprendeu como estudante de engenharia não desempenharam nenhum papel no desenvolvimento de suas habilidades de resolução de problemas?


O professor Rajan é engenheiro. Assim como Xi Jinping, o presidente da República Popular da China, e Alexis Tsipras, o primeiro-ministro grego que está forçando o mundo a repensar os fundamentos da economia global. Eles podem não estar projetando novos circuitos, equipamentos de destilação ou pontes, mas estão ajudando a construir sociedades e economias melhores e não pode haver melhor definição de engenharia e engenheiros – ou seja, indivíduos dedicados a construir economias e sociedades melhores.”


Esse texto, é de longe, o que melhor definiu engenharia pra mim, nesses curtos 10 anos de experiência que tenho na área. E pra você, faz sentido esse conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.